O governador de São Paulo, Márcio França, esteve na abertura do evento e destacou que a evolução muitas vezes acontece a partir das dificuldades e do momento pelo qual atravessa o sindicalismo brasileiro, e que esta evolução poderá ser o propulsor para a atuação sindical em defesa dos interesses da classe trabalhadora.

França alertou que, sem recursos para manter a estrutura das entidades que representam os trabalhadores, dificilmente será possível conseguir executar seu papel com eficiência: “Embora a contribuição fosse compulsória, é importante que o trabalhador tenha consciência de que este recurso era utilizado para a luta em defesa de seus interesses e compreender a importância da atuação do movimento sindical nas negociações dos seus direitos”.

O deputado federal e liderança sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, ressaltou que este é um importante momento para que as discussões sobre a atuação do movimento sindical sejam retomadas. A reforma trabalhista, segundo ele, modificou a estrutura sindical e enfraqueceu a representação dos trabalhadores. “Precisamos repensar o sindicalismo e nos voltarmos para as nossas bases, para as fábricas e para as empresas e, assim, aumentar a nossa força e o nosso poder de negociação.”

A primeira palestra do evento foi realizada pela jornalista Mara Luquet, que disse: “Após um ano, a Reforma Trabalhista apenas reduziu o custo do fator trabalho. E todas as promessas, inclusive a geração de novos empregos, não foram cumpridas”.

A jornalista alertou que, neste momento, o movimento sindical deve buscar compreender quais são as atuais demandas dos trabalhadores. “Nunca, como agora, foi tão necessária a organização do movimento sindical para atuar no debate das relações capital e trabalho com maior eficiência para garantir direitos”.

“Esta é uma oportunidade para que o movimento sindical reflita e desenvolva um novo modelo de sindicalismo a partir de todas as mudanças que vêm ocorrendo e contribuir para melhorar a vida dos trabalhadores”, destacou Luque, que ressaltou, ainda, que as novas tecnologias podem aproximar o movimento sindical dos trabalhadores desde que utilizadas com eficiência.

Programação
Ainda durante o evento, que acontece durante todo o dia, serão realizados os painéis “Novas formas de relações entre capital e trabalho e a necessária reinvenção do movimento sindical”, “Como superar os desafios por meio de estratégias que gerem resultados sustentáveis” e “Os impactos da Reforma Trabalhista nas relações do trabalho”.

Fonte: Rádio Peão Brasil