Ultimas notícias

Aplicativo e ação sindical massificarão informações sobre perdas na Previdência

Nove Centrais Sindicais participaram no dia 23 da 13ª Jornada Nacional de Debates, organizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O evento, que ocorreu no Sindicato dos Químicos (bairro Liberdade), prosseguirá em todas as Capitais, a partir de março.

A abertura da Jornada foi marcada por fala de Clemente Ganz Lúcio, diretor-técnico do Dieese, para quem a reforma proposta pelo governo “retira, limita, arrocha e exclui” direitos previdenciários. Utilizando telão no local, ele mostrou aplicativo que simula cálculos da aposentadoria e mostra o tamanho das perdas.

Massificar
Concebido para celulares, o aplicativo será, em breve, visualizado também em aparelhos que não utilizam o sistema Android. Devido ao fácil manuseio, Dieese e Centrais querem amplificar seu conteúdo. Diz Clemente: “Se o aplicativo for postado nos sites e redes das Centrais, Confederações, Federações e Sindicatos, isso massificará o conhecimento dos trabalhadores e produzirá, em pouco tempo, uma forte onda de resistência à reforma”.

Único presidente das grandes Centrais presente à abertura da Jornada, Vagner Freitas, da CUT, desqualificou a ideia de reforma do governo. Para o líder cutista, “reforma em si traz sempre alguma ideia boa; não é o caso, porque se trata de demolição de um sistema de seguridade construído por décadas e consagrado na Constituição em 1988”.

Falas
Os representantes da CUT, Força Sindical, UGT, CTB, Nova Central, CSB, Intersindical, CSP-Conlutas e CGTB fizeram uso da palavra, com críticas à falta de debates no encaminhamento da PEC 287. As falas convergiram no sentido da resistência e da mobilização. Os sindicalistas argumentam que a luta contra a reforma não pode ser apenas defensiva. A ofensiva vai requerer marcação homem a homem no Congresso, disseminação junto à sociedade das maldades da reforma previdenciária e mobilização das categorias.

Também presente, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) falou por meio do coordenador da Comissão de Direitos Previdenciários, dr. Carlos Alberto Vieira Gouveia. Ele estimulou a ação conjunta das entidades em defesa da Seguridade Social.

Senadora
Gleisi Hoffmann, senadora pelo PT do Paraná, ironizou a reforma, dizendo que a saída, para mudar a tendência no Congresso Nacional, será instalar o aplicativo “no celular e no micro de cada deputado e senador”.

Total
Além do Dieese, nove Centrais e 80 entidades de classe participaram da 13ª Jornada, que contou também com a presença de diversos advogados ligados ao mundo do trabalho.

Aplicativo
Em breve, aqui no site da Agência, disponibilizaremos o APP para sua simulação.

Fonte: Agência Sindical

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.