Artigos de menuUltimas notícias

Após acusação de racismo, Bombril retira Krespinha do mercado

Produto foi alvo de polêmica e internautas chamaram empresa de racista no Twitter apontando associação entre a esponja e o cabelo crespo

Campanha antiga e a Krespinha comercializada até esta quarta (17)
Campanha antiga e a Krespinha comercializada até esta quarta (17)Reprodução

A Bombril decidiu que vai retirar do mercado a “Esponja Inox Krespinha”, produto comercializado pela primeira vez no início da década de 1950 e que virou alvo de polêmica. 

A decisão acontece após internautas colocarem a hashtag #BombrilRacista entre as mais comentadas do Twitter na manhã desta quarta-feira (17). Eles apontam uma associação pejorativa entre a esponja e o “cabelo crespo”.

O produto, que foi retirado do site da marca após a polêmica, era descrito como “perfeito para a limpeza pesada. Remove sujeiras e gorduras de um jeito rápido e eficaz, sem esforço. Resistente e não enferruja.”

Os internautas indentificaram supostas referências entre a propaganda de uma esponja lançada pela primeira vez em 1952, em que era estampada a imagem de uma menina negra, com a atual. O produto, à época, não era fabricado pela Bombril.

Veja o comunicado:

A Bombril decidiu que vai retirar, a partir de hoje, a marca Krespinha do seu portfólio de produtos.

Diferentemente do que foi divulgado nas redes sociais e mídia em geral, não se tratava de lançamento ou reposicionamento de produto. A marca estava no portfólio há quase 70 anos, sem nenhuma publicidade nos últimos anos, fato que não diminui nossa responsabilidade. Mesmo sem intenção em ferir ou atingir qualquer pessoa, pedimos sinceras desculpas a toda a sociedade.

Cada vez mais, em todo o mundo, as pessoas corretamente cobram das empresas e das instituições o respeito e a valorização da diversidade. Não há mais espaço para manifestações de preconceitos, sejam elas explícitas ou implícitas. A Bombril compartilha desses valores.

Em função disso, vamos imediatamente rever toda a comunicação da companhia, além de identificar ações que possam gerar ainda mais compromisso com a diversidade.

Fonte: R7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.