Ultimas notícias

Comissão da Verdade

 

A Comissão da Verdade e da Justiça de Campinas, o Conselho Municipal dos Direitos Humanos, o Museu da Imagem e do Som, as Comissões de Educação, Cultura e Esporte e de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de Campinas e a Secretaria  Municipal de Cultura de Campinas realizam, de 1º a 5 de abril, a Semana Municipal “Memória e Direitos Humanos”. Nesta terça-feira, dia 2, às 19h, no MIS, acontece o lançamento do filme “Padre Milton Santana: religioso, político, social”, seguido de debate com a diretora Juliana Siqueira, o ex-vereador Carlos Signorelli, o Prof. Alfredo Gomes e o historiador Orestes Toledo. Confira abaixo a programação completa. 

 

A semana dos Direitos Humanos tem por objetivo tornar pública a discussão em torno dos crimes contra os direitos humanos cometidos pela Ditadura que se instalou no Brasil em 1964, focando nos procedimentos utilizados pelas instituições públicas e privadas constituídas em nossa cidade e que ajudaram na ruptura do Estado Democrático e de Direito e com a instauração de um regime discricionário que perseguiu, cassou, prendeu e torturou cidadãos brasileiros, inclusive na nossa cidade. 

 

As atividades, que acontecerão na Câmara Municipal de Campinas, no MIS e no Salão Nobre da PUC, incluem de 1 a 5 de abril, o lançamento e exibição de filmes, debates e a primeira sessão da Comissão da Verdade local.  

 

Programação

Segunda-feira (01/04) – 19h, no MIS – Exibição do filme “1964: golpe contra o Brasil”, com a presença do diretor Alípio Freire. O filme foi feito a partir de depoimentos de personagens que viveram aquele período. Discute as razões que levaram ao golpe civil e militar que derrubou o governo do presidente João Goulart em 1964. Trazrevelações sobre o papel dos EUA no golpe. 

 

Terça-feira (02/04) – 14h, na Câmara Municipal (Comissões de Educação, Cultura e Esporte; e de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania) – Conferência com Paulo Abrão, Secretário Nacional de Justiça e Presidente da Comissão da Anistia, do Ministério da Justiça. 

 

Terça-feira (02/04) – 19h, no MIS – Lançamento do filme “Padre Milton Santana: religioso, político, social”, seguido de debate com a diretora Juliana Siqueira, o ex-vereador Carlos Signorelli, o Prof. Alfredo Gomes e o historiador Orestes Toledo. 

 

Quarta-feira (03/04) – 15h, no MIS – Mesa Redonda “Centros de Documentação locais e a memória da ditadura – acervos e ações de com equipes do MIS, Arquivo Edgard Leuenröth, Arquivo Municipal, Centro de Memória da Unicamp, Museu Carlos Gomes, além das coordenações de cursos das universidades locais. 

 

Quarta-feira (03/04) – 19h30, no salão Nobre da PUCC – Exibição do filme “Em Nome da Segurança Nacional”, direção de Renato Tapajós. Trata do Tribunal Tiradentes, atividade desenvolvida pelos grupos de direitos humanos do Brasil, que julgou os crimes da ditadura em 1983. 

 

Sexta-feira (05/04) – 19h, na Câmara Municipal – Primeira Sessão Pública da Comissão Municipal da Verdade e da Justiça – Painel “Memória e Resistência Política”sobre a ação da ditadura em Campinas, com militantes de esquerda como Irineu Simionato, sindicalista cassado, e Roseli Bianco; Tarcísio Sigrist e Manoel Lino de Faria, presos e torturados em Campinas. 

 

Realização

Comissão da Verdade e da Justiça de Campinas

Conselho Municipal de Direitos Humanos

Câmara Municipal de Campinas – Comissões de Educação, Cultura e Esporte; e de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania

Museu da Imagem e do Som de Campinas – Secretaria  Municipal de Cultura 

 

Apoio

Sindicato dos Professores de Campinas e Região, Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Campinas, Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Sindicato dos Químicos Unificado, STU, CTB, CUT, União da Juventude Socialista (UJS), Centro Acadêmico de Direito da PUCC, UBM, UNEGRO. Mandato dos Vereadores Gustavo Petta (PCdoB), Paulo Bufalo, Angelo Barreto, Carlão, Pedro Tourinho, PCdoB, PSOL, PT. 

 

Endereços onde ocorrem as atividades

Câmara Municipal – av. da Saudade 1004 – Ponte Preta; 

Salão Nobre da PUCC – rua Marechal Deodoro, 1099 – Centro; 

Museu da Imagem e do Som – Palácio dos Azulejos – rua Regente Feijó, 859 – Centro

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.