Ultimas notícias

Demissão dos vigias da Funcamp vai ser discutida em audiência de conciliação do MPT nesta quarta

O Ministério Público do Trabalho da 15ª Região Campinas, em resposta à petição feita pelo SEAAC Campinas vai realizar nesta quarta-feira, dia 20, às 10h30, uma audiência de conciliação para discutir a demissão em massa de 230 vigias da Funcamp – Fundação de Desenvolvimento da Unicamp.

A denúncia de que ocorreria a demissão em massa foi feita pelo Sindicato em 8 de agosto, mas o MPT, diante da negativa da Funcamp, arquivou o processo, informando, no entanto, que caso a denúncia se confirmasse, poderia inclusive instaurar inquérito pelo fato da Fundação não ter negociado os termos da demissão com o SEAAC Campinas.

Na quarta-feira passada, dia 13, o Sindicato protocolou uma petição junto ao MPT solicitando a designação de audiência entre o Sindicato e a Funcamp para garantir que o processo de demissão fosse acompanhado de perto. No dia seguinte, dia 14, a presidente do SEAAC Campinas, Elizabete Prataviera, foi acompanhada de 40 vigias demitidos e fez novo pedido ao MPT, que dessa vez decidiu acatar e marcar a audiência.

Denúncia
O Sindicato recebeu a denúncia da demissão de 230 vigias, em razão da contratação pela Unicamp de uma empresa especializada na prestação de serviços na área.

Em sua argumentação o SEAAC disse que esse tipo demissão em massa exigia prévia negociação coletiva com o Sindicato.

“A Funcamp não fez qualquer comunicação ao SEAAC Campinas, legítimo representante dos trabalhadores e trabalhadoras da Funcamp. Só tomamos conhecimento do fato através de denúncias”, disse Elizabete Prataviera, presidente do Sindicato.

O Sindicato pediu ao Ministério Público do Trabalho o agendamento de audiência de mediação para discussão e resolução da ameaça de demissão. O MPT notificou a Funcamp a se manifestar e sugeriu a negociação coletiva com o sindicato. A Funcamp negou a demissão em massa e também se recusou a discutir a questão com o SEAAC.

Acompanhamento
O Sindicato está acompanhando o processo de demissão dos vigias e pede que as denúncias sejam encaminhadas, mesmo que anonimamente, pelo telefone (19) 3213-1742, ou pelo e-mail seaaccampinas@seaaccampinas.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.