Artigos de menuUltimas notícias

‘Dia de Doar’ acontece daqui a duas semanas; como funciona esse movimento?

O Dia de Doar desembarcou por aqui uma década atrás, em 2013. Importado dos Estados Unidos, onde nasceu um ano antes, o movimento alcança hoje 85 países e busca convocar a sociedade civil, ou seja, você e eu, a atravessarmos a solidariedade em nosso dia a dia. Faz isso convidando os países a olharem para quem movimenta transformações positivas na sociedade, todo mundo ao mesmo tempo e agora. No Brasil, será em 28 de novembro. Em duas semanas.

Nesse dia empresas, organizações sociais, coletivos e figuras públicas se mobilizam para dar visibilidade a ações sociais que, na correria do dia a dia, quase passam despercebidas pelo noticiário, não ocupam as nossas conversas entre amigos e amigas.

No exterior, o Dia de Doar é conhecido como #GivingTuesday, traduzido como “terça-feira da doação”. Acontece um pouco depois das datas comerciais que preparam as vendas para o Natal. Nos Estados Unidos, o #GivingTuesday acontece na primeira terça-feira após o Dia de Ação de Graças —chamado de “Thanksgiving Day”. No Brasil, ficou conhecido como Dia de Doar.

Vale todo e qualquer movimento solidário para participar dessa ação. Algumas pessoas se juntam para doar alimentos, outras apoiam com materiais para uma reforma ou construção. E quem não tem tempo naquele dia pode fazer uma doação em dinheiro para a causa com a qual mais se identifique.

Números do ano passado apontam que foram contabilizados mais de R$ 2,4 milhões em doação, com 58 milhões de toneladas de alimentos arrecadas. Ou seja, há muitas maneiras de participar, é só escolher a quem tem a sua cara.

Diariamente ECOA conta a história de muita gente inspiradora, liderando projetos transformadores, que estão mudando o Brasil, um pouquinho de cada vez. É responsabilidade do Estado dar a escala que essas soluções precisam para que possamos fazer um enfrentamento eficaz das desigualdades, de maneira a alcançar todas as pessoas e cantos do país. Enquanto esse futuro se constrói, pouco a pouco, faz muito bem nos ajuntarmos a movimentos feito o Dia de Doar.

São coisas assim que não nos deixam esquecer que até para existir nós dependemos de quem está do nosso lado. Acha que não? De onde vem a água para fazer o café logo cedo; o café que precisamos logo cedo; a luz elétrica, o gás de cozinha. Tudo isso é fruto do trabalho de alguém, nasceu da existência de alguém. Interdependência que chama.

Fonte: Ecoa/UOL