Notícias Seaac

Encontro Mulher EAA

Psicóloga defende atitudes mentais positivas para vida mais saudável

Profissional ministrou palestra durante 7º Encontro da Mulher do SEAAC de Marília

 

As trabalhadoras são as maiores vítimas de doenças ocupacionais como estresse, problemas estomacais, depressão, entre outros diagnósticos. Isso porque as mulheres vivem uma dupla jornada, tendo que se dividir entre a pressão do trabalho e as tarefas domésticas. No último sábado, dia 17, o SEAAC de Marília e Região realizou o 7º Encontro Regional da Mulher EAA e abordou o tema com palestra da psicóloga Maria Isabel N. G. Manzano. A profissional destacou os riscos à saúde devido ao excesso de trabalho e defendeu as atitudes mentais positivas para uma vida mais saudável dentro e fora do ambiente de trabalho. O evento ocorreu no Hotel Tenda, em Marília.

 

A psicóloga Maria Isabel iniciou a ‘conversa’ com as trabalhadoras fazendo uma introdução sobre o surgimento das comemorações do Dia Internacional da Mulher e de como as mulheres evoluíram no mercado de trabalho. “É a força do trabalho da mulher que faz este país crescer e temos que reconhecer isso. Avançamos muito, mas podemos avançar ainda mais. Talvez não consigamos ver de imediato os resultados, mas fazendo uma análise ao longo dos anos, podemos verificar muitas conquistas”, enalteceu a profissional.

 

Isabel explica que as doenças ocupacionais são oriundas do excesso e das condições precárias de trabalho às quais a trabalhadora está exposta. “Muitas vezes, o nível de insatisfação e alguma doença apresentada pela trabalhadora está ligada a algum tipo de assédio moral ou sexual, bullying ou exposição a riscos diversos”, detalhou.

 

No entanto, a profissional alerta para um detalhe fundamental existente por de trás destas doenças: a auto-estima. “Como queremos que os outros nos amem, sendo que nós mesmas não nos valorizamos?”, questionou a psicóloga, explicando que o trabalho ocupa também um lugar fundamental na dinâmica do investimento afetivo das pessoas. “Atitudes mentais positivas são essenciais para uma vida mais saudável.”

 

Para Maria Isabel, o primeiro passo para ter melhor qualidade de vida está em adotar melhores qualidades de pensamentos e na coragem de enfrentar os riscos existentes na rotina das trabalhadoras. “Nós somos aquilo que pensamos e acreditamos. Pensamento é força e a ciência defende isso. Temos de perder o medo de nos arriscar, pois o medo nos faz recuar. Pensem o seguinte: se não fossem aquelas trabalhadoras que se arriscaram e foram contra uma cultura machista, talvez não estivéssemos aqui hoje”, disse a psicóloga, mencionando as manifestações feministas ocorridas durante a Revolução Industrial, por melhores condições de trabalho, equiparação salarial e redução de jornada.

 

Durante a palestra, Isabel classificou os padrões e as leis mentais que permeiam a rotina das trabalhadoras e que afetam de forma positiva ou negativa a saúde das mulheres. A psicóloga defende o pensamento como o veículo que dá forma à vida. “A mente é criadora da realidade, por isso devemos trabalhar nossa mente. Podemos controlar aquilo em que nos concentramos e desenvolver uma consciência de sucesso. Sempre atraímos pessoas e circunstâncias que se harmonizem com nossos pensamentos dominantes correntes”, finalizou a palestrante.

 

CONVITE

A presidente do SEAAC de Marília e Região, Rosangela Rodrigues, alertou as trabalhadoras sobre o conteúdo debatido em palestra e justificou o tema escolhido para o evento. “O excesso de trabalho e de responsabilidades nos leva a esquecer de nós, de cuidar de nossa saúde. Por isso, realizamos este Encontro para alertar as trabalhadoras sobre estes problemas que parecem ser pequenos no início, mas que podem acarretar graves doenças.”

 

Rosangela aproveitou para convidar as trabalhadoras a participarem do 7º Encontro Estadual da Mulher EAA, que será realizado em 8 de março de 2014. No evento estadual, as propostas apresentadas durante os Encontros Regionais promovidos pelos SEAACs e suas respectivas regiões são indicadas aos grupos de discussão que analisam o conteúdo exposto durante o Encontro e apresentam propostas para se chegar às condições dignas de trabalho.

 

Ao final, as menções aprovadas são incluídas em um caderno de propostas que pode, inclusive, ser levado ao conhecimento dos poderes Legislativo e Executivo, podendo um proposta se tornar um projeto de lei ou uma nova norma trabalhista.

 

Também estiveram presentes no evento a diretora da Secretaria de Assuntos da Mulher, Criança e do Adolescente, Elizabete Prataviera, presidente do SEAAC de Campinas e Região, a diretora da Secretaria Geral da Federação, Helena Ribeiro da Silva, presidenta do SEAAC de Americana e Região, a diretora do SEAAC de Campinas e coordenadora do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Luciana P. Franco, e Antonia Vicente, diretora no SEAAC de Americana e Região e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Americana.

 

O próximo Encontro Regional da Mulher EAA será realizado pelo SEAAC de Santos e Região, no dia 21 de setembro, às 10 horas, na cidade de Santos/SP. As interessadas devem fazer a inscrição no site da entidade (www.seaacsantos.org.br). O tema do Encontro será Família e Trabalho: homens e mulheres compartilhando a responsabilidade familiar e doméstica, e contará com palestra de Maria Euzilene Nogueira, diretora e coordenadora do Departamento da Mulher do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.