Feriado de sábado, dia 9, tem que ser pago como hora-extra e não pode ser compensado

O SEAAC Campinas e Região alerta os trabalhadores que compensam o trabalho do sábado ampliando a jornada durante os outros dias da semana. Em semanas como está em que o sábado será de feriado estadual, dia 9 de julho, dia daRevolução Constitucinalista, o trabalhador não precisa nem deve compensar o sábado. Mas caso isso aconteça deve receber as horas trabalhadas na forma de compensação como hora-extra 100%.

“Às vezes o trabalhador nem percebe ou se dá conta de que o sábado que está compensando durante a semana e que vai ser feriado deveria ser de descanso ou remunerado como hora-extra. Como algumas empresas não informam sobre esse direito e não remuneram, estamos fazendo um alerta”, orienta Elizabete Prataviera, presidente do SEAAC Campinas.

Trabalhadora, trabalhador, se na sua empresa a jornada do sábado é compensada de segunda a sexta-feira, fique atento aos feriados que ocorrem no sábado e não faça a compensação. Mas se tiver que trabalhar, lembre de cobrar como hora-extra 100%. Caso a empresa não respeite a lei, informe o SEAAC Campinas pelo telefone (19) 3213-1742 ou pelo e-mail seaaccampinas@seaaccampinas.org.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.