Artigos de menuUltimas notícias

Mesmo com pandemia, 80% das empresas mantiveram funcionários

Para 80,7% das empresas, entre as 2,8 milhões em funcionamento no Brasil na primeira quinzena de julho, não houve mudança no quadro de funcionários. Apenas para 13,5%, houve redução; e uma quantidade ainda menor, 5,3%, aumentou o quadro de funcionários. É o que revela a Pesquisa Pulso Empresa, divulgada hoje (18) pelo IBGE.

Foto: Sebrae

O comportamento é disseminado pelos setores de indústria (79,2%), comércio (77,6%), construção (77,6%) e serviços (84,3%). O maior percentual de empresas que demitiram é na faixa intermediária (de 50 a 499 funcionários) e empresas de maior porte (500 ou mais).

“Apesar das dificuldades, a maior parte das empresas reportaram que mantiveram o quadro de funcionários. E, entre as 380 mil empresas que sinalizaram ter havido redução (13,5%), a maior parte (70%) promoveu redução inferior a 25%”, ressalta Flávio Magheli, coordenador de Pesquisas Conjunturais em Empresas do IBGE.

Em relação às medidas adotadas, 86,7% das empresas realizaram campanhas de informação e prevenção e adotaram medidas extras de higiene; 22,4% anteciparam férias dos funcionários; 38,7% adotaram trabalho domiciliar; 12,8% obtiveram linha de crédito emergencial para pagamento da folha salarial; 37,6% adiaram o pagamento de impostos; 32% alteraram o método de entrega de produtos ou serviços; e 18% lançaram ou passaram a comercializar novos produtos ou serviços.

Fonte: Rádio Peão Brasil/com informações de IBGE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.