Ministério do Trabalho lança na CNTC Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho

O Ministério do Trabalho (MTE), através da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), lançou na última quinta-feira, dia 26, na Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), em Brasília, a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Canpat), com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância do desenvolvimento de uma cultura de prevenção de acidentes e doenças do trabalho. A Canpat faz parte do movimento Abril Verde, conjunto de ações realizadas pela sociedade para dar visibilidade ao tema da segurança e saúde no trabalho.

Os temas da Canpat em 2018 são: Adoecimento Ocupacional e Quedas de Trabalho em Altura, que ainda vitimam muito trabalhadores, com enormes danos. Além da perda de vidas, incapacitações e danos à integridade física dos trabalhadores, muitas vezes irrecuperáveis, as perdas decorrentes de acidentes e doenças do trabalho são estimadas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 4% do PIB, o que ultrapassa o valor de R$ 200 bilhões por ano no país.

Ocorrem no Brasil, em média, mais de 2.800 mortes de trabalhadores por ano, oito por dia, uma a cada três horas. Cada acidente de trabalho que acontece é catastrófico em termos individuais, familiares e sociais, segundo o MTE. De acordo com a Canpat, o envolvimento e participação de cada cidadão brasileiro é fundamental para se alcançar uma cultura de prevenção e tornar o país cada vez mais justo, digno e competitivo. “Essa ação é uma forma de manter sempre viva a importância da prevenção e o cuidado durante o exercício do trabalho, por parte de todos”, destacou o secretário da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do MTE, João Paulo Ferreira Machado.

Estão previstas, para todo o país, ao longo de 2018, ações conduzidas pelo Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (DSST), que integra a Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério do Trabalho, e pelas superintendências e gerências do Ministério.

A força simbólica do 28 de abril

A Organização Mundial do Trabalho (OIT) instituiu em 2003 a data de 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, em razão da explosão de uma mina de carvão na cidade de Farmington, no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969, que resultou na morte de 78 trabalhadores. A lei nº 11.121/2005 instituiu no Brasil o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, cuja data também 28 de abril.

2018_04_27_ Ministério do Trabalho lança na CNTC Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (38) (Copy).jpg
Fonte: CNTC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.