Ultimas notícias

Para relator, Governo deverá ceder em MP do seguro desemprego

O senador petista Paulo Rocha (PA), que é relator da MP 665/14 que muda regras do seguro desemprego, afirmou nesta quarta-feira, dia 25, que poderá promover mudanças no texto original do Planalto para suavizar o impacto das propostas sobre os trabalhadores. Rocha afirmou que provavelmente será feito um acordo em relação ao tempo para solicitação do benefício.

A norma anterior exigia seis meses trabalhados nos últimos três anos para que o benefício fosse liberado. Com a nova regra, o desempregado deverá ter recebido salários pelo em menos 18 meses nos últimos dois anos para fazer a primeira solicitação.

“Possivelmente será uma negociação do tempo do seguro-desemprego, dos meses trabalhados”, disse o senador.

Rocha, que veio do movimento sindical, relatará a medida que muda regras do seguro desemprego, abono salarial e seguro defeso de pescadores na comissão mista instalada exclusivamente para analisar a MP. O petista prometeu atuar como um “mediador” e disse que é necessário acumular força em busca de um acordo com o governo.

“Nós não aceitamos a ideia de que isso seja tirado dos trabalhadores. Nesse sentido eu vou cumprir o papel de mediador para buscar uma proposta que atenda o ajuste para a economia, mas que ao mesmo tempo proteja os direitos já conquistados dos trabalhadores. … Tudo depende da correlação de força que a gente construir aqui. Essa coisa de negociação eu venho do movimento sindical e sei como se faz. Devemos acumular força”, afirmou o senador.

Fonte: CNTC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.