Ultimas notícias

Questões trabalhistas avançam nos governos de Lula e Dilma

Marcio Pochmann, economista, professor, escritor e colunista da Rádio Brasil Atual, responde as perguntas de sindicalistas e ouvintes sobre economia, trabalho e desenvolvimento. A participação desta quarta-feira, dia 30, também conta com Altamiro Borges, presidente do Centro de Estudos da Mídia Barão de Itararé e secretário nacional de Mídia do PCdoB.

A primeira pergunta, feita por Altamiro Borges, questionou o economista para comparar os governos de Lula e Dilma com o de FHC nas questões trabalhistas. “De 2003 para cá nós tivemos a interrupção de uma trajetória neoliberal que durante a gestão de FHC havia, inclusive, uma proposta de lei para flexibilizar a CLT, pois para os tucanos era considerado um atraso”, disse Marcio.

“Nos governos de Lula e Dilma tivemos um reforço dos direitos sociais e trabalhistas, com o fortalecimento dos sindicatos através do fundo publico das centrais sindicais e ao mesmo tempo a própria legislação do salário mínimo defendida pelas centrais sindicais que transformou-se numa lei e, atualmente, olhando para trás, nesses 12 anos, tivemos um percurso de recuperação do salário mínimo que cresceu mais de 70% nesse período e permitiu que o Brasil crescesse a economia e a renda dos trabalhadores”, falou o economista.

“Essas políticas serviram para países como Alemanha e Áustria para introduzir o salário mínimo nessas nações, pois antes não havia”, contou Pochmann. “Outros pontos importantes foram o combate ao trabalho infantil e a diminuição do desemprego”, completou.

Fonte: Rádio Vermelho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.