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SEAAC Campinas defende participação das empresas no Fórum de Aprendizagem Profissional

A presidente do SEAAC Campinas e Região, Elizabete Prataviera disse nesta quinta-feira, dia 17 de março, durante a reunião de trabalho do Fórum de Aprendizagem Profissional, que é importante que as empresas e seus representantes façam parte das reuniões de trabalho do Fórum.

O Sindicato representa 13 categorias profissionais, sendo a maior delas a de Contabilidade. “Nós estamos ansiosos para ver estes jovens sendo preparados e inseridos no mercado de trabalho sob as regras e proteção da legislação existente. No pós a pandemia vimos que a evasão escolar aumentou. E sabemos que esse cenário empurra os jovens para o subemprego, ou para as drogas”, defendeu.

Elizabete defendeu a política do primeiro emprego, que é a primeira experiência, que dá a oportunidade de mudar a vida dos jovens. “Estamos empenhados a participar desse Fórum de Aprendizagem para estimular as contratações e vamos continuar a fiscalização das empresas que é o que a gente mais gosta de fazer, exigir o cumprimento da legislação, com apoio do Ministério Público e da Delegacia do Trabalho”, afirmou.

A proposta apresentada pela presidente do SEAAC Campinas, Elizabete Prataviera, é para que as reuniões de trabalho do Forum de Aprendizagem tenham a participação dos representantes patronais para que conheçam a lei, as regras de contratação do jovem aprendiz.

“Eu acredito que através do diálogo a gente consegue conscientizar as empresas para que sigam a legislação. Porque o sindicato não tem o poder de fiscalizar e autuar. A gente vai na empresa, notifica e se ela não quiser cumprir ela não cumpre. Daí podemos denunciar ao Ministério Público para que ingresse com uma ação civil pública. Só que uma ação vai levar anos e esse jovem que estava sendo desrespeitado já se tornou adulto e sem proteção”, explicou Elizabete.

Os representantes do SEAAC Campinas defenderam também que nas escolas de Ensino Médio os estudantes recebam informações e orientação para que comecem a pensar em que áreas pretendem atual. Que já recebam noções para decidir, se vão atuar na área de saúde, na área de tecnologia para que não cheguem sem nenhum conhecimento ou preparo para o primeiro emprego.