Ultimas notícias

Seminário da CNTC debate reforma, seus efeitos e meios de enfrentamento

Maior Confederação do País, a CNTC (trabalhadores no comércio) realiza quarta e quinta-feira, dias 3 e 4, em Brasília, o ‘Seminário Nacional – Reforma Trabalhista: impactos da lei e ações para o seu enfrentamento’. Com o propósito de analisar os reflexos da nova lei e apontar formas de resistir ao ataque a direitos, a entidade reúne grandes nomes do cenário jurídico para debater as alterações decorrentes da lei 13.467/17, que passa a valer em 11 de novembro.

O Seminário destina-se a advogados trabalhistas, estudantes de Direito, representantes do Ministério Público do Trabalho, Magistrados do Trabalho e dirigentes sindicais.

Levi
A Agência Sindical conversou com o presidente da CNTC, Levi Fernandes Pinto. Ele explicou que o evento vai debater as alterações e retrocessos decorrentes da reforma e apontar ações jurídicas que podem ser adotadas a favor dos trabalhadores.

“Vamos avaliar os caminhos no enfrentamento dessa reforma trabalhista. A avaliação será feita com base no conhecimento e orientação de diversos juristas de renome, que estarão no Seminário. Os debates servirão também para que os Sindicatos possam enfrentar as negociações coletivas que terão pela frente”, conta Levi.

Organizado para receber 600 participantes, o Seminário ultrapassou o limite. “A procura foi muito grande. Superamos 700 participantes. Isso mostra que as pessoas buscam esclarecimentos sobre a nova lei. A expectativa é de sucesso do Seminário”, destaca o presidente da CNTC.

Programação
O primeiro painel começa hoje, às 9 horas, com palestra do ministro Maurício Godinho Delgado, do Tribunal Superior do Trabalho, com o tema ‘A Reforma Trabalhista: sentidos e desafios’. Em seguida, fala o Procurador Geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury. Encerra as palestras da manhã o Juiz do Trabalho de Jundiaí (SP) Jorge Luiz Souto Maior.

À tarde, o evento segue com palestras de Ângelo Fabiano da Costa, presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT); Guilherme Feliciano, presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra); Roberto Arruda Pinto, presidente da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat); e Roberto Caldas, presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Nesta quinta-feira,dia 5, os participantes se reúnem em grupos, para debater temas específicos.

Documento
Todo o evento será registrado. Ao final, com base nas conclusões dos grupos de trabalho, será publicado documento oficial do Seminário, que a Confederação massificará junto à base trabalhadora, divulgará ao conjunto do sindicalismo e encaminhará a autoridades dos Três Poderes.

Internet
O evento será transmitido ao vivo pela página da CNTC no Facebook. Para assistir, basta acessar www.facebook.com/confederacaocntc

Fonte: Agência Sindical

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.