Artigos de menuUltimas notícias

Trabalhadores são encontrados em condições degradantes em fazendas do Pará

Dezessete pessoas foram encontradas em condições degradantes de trabalho em duas propriedades nos municípios paraenses de Tucuruí e Novo Repartimento, durante operação realizada em março, pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (9) pelo Ministério Público do Trabalho.

O primeiro resgate ocorreu no dia 27 na Fazenda Marivete, em Tucuruí, onde 11 trabalhadores atuavam na produção de carvão. Entre os problemas encontrados no local estão a ausência de fornecimento de Equipamento de Proteção Individual, de banheiros e de água potável. Nenhum dos empregados tinha Carteira de Trabalho e Previdência Social assinada. Eles também não recebiam salários dentro do prazo legal e do piso nacional e não havia controle de jornada de trabalho. O proprietário vai responder na justiça pelas irregularidades trabalhistas.

A segunda fiscalização foi realizada no último dia 30 na Fazenda Três Irmãos, no município de Novo Repartimento. Seis trabalhadores e uma criança de quatro anos estavam alojados em dois barracões de lona. O fazendeiro foi localizado e aceitou firmar um Termo de Ajuste de Conduta com o Ministério Público do Trabalho e a Defensoria Pública da União. Ele se comprometeu, entre outras coisas, a pagar a rescisão dos trabalhadores e indenização a título de dano moral individual, no valor de aproximadamente R$ 110 mil.

Fonte:  Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.