Artigos de menuUltimas notícias

90% das empresas mantiveram empregos na segunda quinzena de agosto

Segundo dados da última edição da Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid19 nas Empresas, divulgados hoje, 1, pelo IBGE, a maior parte das empresas buscou manter os funcionários na última quinzena de agosto: 85% das empresas em funcionamento (2,9 milhões) mantiveram o número de colaboradores em relação à quinzena anterior; 8,1% indicaram redução; e 6,3% (218 mil) ampliaram o quadro.

Entre as 280 mil empresas estimadas que demitiram, 56,8% reportaram que diminuíram em até 25% seu pessoal, com destaque para as empresas de menor porte (55,8%).

A realização de campanhas de informação e prevenção, e a adoção de medidas extras de higiene seguem como as principais iniciativas para enfrentar a pandemia, sendo adotadas por 93,1% das empresas. Outras 28,6% alteraram o método de entrega de produtos ou serviços; 25,7% adotaram o trabalho remoto; 20,1% anteciparam férias dos funcionários; e 23,8% adiaram o pagamento de impostos.

“Ao longo dessas seis quinzenas (três meses) a percepção das empresas melhorou, mas o efeito de diminuição sobre as vendas, redução na capacidade de fabricar produtos ou atender clientes, dificuldades em acessar fornecedores e insumos e realizar pagamentos ainda faz parte da rotina das empresas”, resume Flávio Magheli, coordenador de Pesquisas Conjunturais em Empresas.

“Tradicionalmente nas pesquisas conjunturais do IBGE são pesquisadas informações quantitativas mensais, para apresentar o desempenho. Com a Pulso, o IBGE conseguiu investigar, quinzena a quinzena, a percepção das empresas sobre os efeitos da pandemia, o impacto nas vendas, a capacidade de atender os clientes, fabricar produtos, realizar pagamentos de rotina, mudanças nos processos, e acesso fornecedores. Assim como as principais medidas para mitigar os efeitos da pandemia” conclui Magheli.

Fonte: Rádio Peão Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.