Notícias Seaac

Denúncia

Audiência esclarece situação da segurança dos atendentes do Disque-Denúncia

Em audiência realizada na última terça-feira, dia 25, na Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região, com a presença de dirigentes do SEAAC de Campinas e Região e a diretoria do Movimento Vida Melhor -, ONG responsável pela manutenção do Disque-Denúncia – foram apresentadas as medidas adotadas pela entidade para garantir a segurança dos trabalhadores que atuam no atendimento do serviço.

 

A audiência foi solicitada pela presidente do SEAAC, Elizabete Prataveira, em agosto do ano passado, quando encaminhou à Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região o pedido para solucionar problemas relacionados à falta de segurança dos funcionários que atuam no Disque-Denúncia em Campinas. O serviço é mantido pelo Movimento Vida Melhor, uma ONG sem fins lucrativos. 

 

De acordo com o sindicado, os trabalhadores relataram o medo de serem vítimas de criminosos denunciados por meio do trabalho realizado pela entidade e que passaram a ser investigados. Como o banheiro para uso dos funcionários funciona fora do prédio, aumenta o risco para os trabalhadores.

 

Durante a audiência o representante do Movimento Vida Melhor esclareceu que o serviço funciona em um prédio cedido pela Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) e que, na época, por questões administrativas, foi extinto o serviço de portaria. No entanto, a própria Associação acabou por restabelecer o sistema de portaria, que hoje funciona 24 horas, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, por meio período.

 

Para o período descoberto nos finais de semana, foi contratado um segurança que permanece no local das 12h às 20h e aos domingos, das 9h às 17h. A ONG informou ainda que está em busca de alternativas para garantir a segurança nos pequenos intervalos ainda não contemplados com a presença de um profissional de segurança.

 

A partir das informações prestadas durante a audiência a Procuradoria Regional do Trabalho determinou o encerramento do processo, com a concordância do SEAAC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.