Artigos de menuUltimas notícias

Brasil já contabiliza cerca de 70 mil mortes por Covid-19, extraoficialmente

Os dados do Brasil indicam que o país já tem cerca de 70 mil mortos por coronavírus (Sars-Cov2, também conhecido como Covid-19), se computados os dados oficiais e o aumento de mortes por SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave) em relação aos anos anteriores.

(foto gov sp – fp)

Segundo dados que fazem parte das fichas de pacientes enviadas pelos hospitais para o Ministério da Saúde, publicados pela Piauí por Amanda Rossi e Renata Buono, a cada 10 mortes computadas por Covid-19 no Brasil, 8 são registradas como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) sem causa determinada. Isso significa que a subnotificação oficial está próxima de 80%, seja por falta de testagem ou outros problemas administrativos.

Isso ocorre porque as mortes por Covid-19 (Sars-Cov2) são também mortes por SARS. Os sintomas são os mesmos da Covid-19. A faixa etária das vítimas também: 7 de cada 10 têm 60 anos ou mais. Até a primeira semana de junho, foram 23 mil casos de SARS, quando a média histórica sem a pandemia de Covid-19 seria de menos de 2 mil casos. Na média, as mortes por SARS este ano estão 13 vezes acima da média histórica, comprovando que há subnotificação.

O Brasil já registrou oficialmente 44 mil mortes por Covid-19 até esta terça-feira, 16 de junho. Se incluídos os casos de mortes por SARS neste ano, descontando a média anterior, as mortes por SARS-Cov2 extraoficialmente, estão em torno de 70 mil.

Além disso, pesquisador já havia comprovado que as mortes por SARS são muito mais altas em lugares em que os governos fazem pouca testagem. Veja:

Fonte: Carta Campinas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.