Artigos de menuUltimas notícias

Campinas ganha banco que oferece crédito solidário para micro e pequenos empreendedores

O Banco do Povo – Crédito Solidário, em parceria com Sindicato Químicos Unificados, chega a Campinas para oferecer empréstimos a juros baixos para geração de renda para autônomos, micro e pequenos empreendedores.

(fotos divulgação)

“A ideia é fornecer acesso a serviços financeiros a pessoas que não têm acesso ao sistema tradicional. Com o aumento do desemprego, tem aumentado o trabalho informal por conta própria e as pessoas têm encontrado dificuldade em razão da escassez de recurso. São trabalhadores de comércio, costureiras, esteticistas, pedreiros e tantos outros trabalhadores que precisam adquirir mercadoria ou comprar novos equipamentos” relata Fábio Maschio, diretor executivo no Banco do Povo – Crédito Solidário

O principal objetivo é oferecer crédito para um pequeno capital de giro, completar um estoque ou mesmo resolver um problema a curto prazo. O microcrédito não tem como objetivo incentivar o consumo, mas sim uma alternativa para o trabalhador complementar a sua renda ou mesmo sair de uma situação de desemprego. O dinheiro virá dessas instituições parceiras, que aplicarão capital próprio nos empréstimos.

Com um serviço diferenciado, o agente de crédito visita o empreendimento, analisa a situação de cada um, é feito um plano de negócio e uma orientação sobre o melhor uso do recurso, além de promover o acesso ao crédito a juros baixos. Após a realização do empréstimo é feito um acompanhamento deste trabalhador ou trabalhadora para verificar os resultados do valor investido.

“Ter uma política que garanta a esses trabalhadores, acesso a um recurso para investir em seu próprio empreendimento, é essencial. Isto permite democratizar o crédito, tendo em vista que o sistema bancário tem regras burocráticas e é muito difícil dessas pessoas acessarem. O microcrédito é uma forma de distribuição de renda e auxílio na geração de renda das pessoas mais vulneráveis da sociedade”, destaca Vitor Hugo Tonin, economista e assessor do Sindicato Químicos Unificados.

Trabalhadores que prestam serviços em diversas áreas adotam, cada vez mais, o empreendedorismo para crescer profissionalmente, sair da informalidade e até vencer a situação de desemprego.

Segundo dados apresentados pelo Sebrae no final de 2019, Campinas conta atualmente com 73.358 MEIs, um volume 25% superior em relação a 2018. Em contrapartida, apesar das medidas anunciadas pelo governo federal, a maioria (60%) dos donos de pequenos negócios, que buscou crédito no sistema financeiro desde o início da pandemia, teve o pedido negado, é o que mostra a pesquisa “O impacto da pandemia do coronavírus nos pequenos negócios”, feita pelo Sebrae em abril de 2020.

Com todo esse cenário, além do desemprego alto, a precarização do trabalho e poucas perspectivas aos trabalhadores formais, o Banco do Povo – Crédito Solidário chega a Campinas para auxiliar estes pequenos empreendedores que pretendem investir em seus negócios. (com informações de divulgação)

O plantão do Banco do Povo – Crédito Solidário acontece semanalmente no Sindicato Químicos Unificados regional Campinas que fica na Avenida Barão de Itapura, 2022. Para informações e agendamentos, envie mensagem no Whatsapp 19- 97158-1683.

Fonte: Carta Campinas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.