Artigos de menuUltimas notícias

Fazendeiros são denunciados por escravizar mais de 80 trabalhadores em Sapucaia, sudeste do Pará

Dois proprietários de uma fazenda em Sapucaia, sudeste do Pará, foram denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) por submeterem 85 trabalhadores a condições análogas à escravidão. De acordo com informações divulgadas pelo MPF nesta quinta-feira (19), cada fazendeiro pode ser condenado a 30 anos de prisão.

A denúncia se refere a um resgate realizado em fevereiro de 2000. De acordo com a equipe de fiscalização do MPF que esteve no local, os trabalhadores haviam sido aliciados com a promessa de trabalhar em troca de uma diária de R$ 10 a R$ 12, mas estavam trabalhando há meses sem receber nada. Além disso, os trabalhadores vivam em alojamentos precários e acumulavam dívidas.

Segundo o MPF, a fazenda pertencia a João Luiz Quagliato Neto e Antônio Jorge Vieira. O processo judicial que tratava do caso desapareceu ao ser declinado da Justiça Federal em Marabá (PA) para a Justiça Estadual em Xinguara (PA).

Em março de 2016, a Corte Interamericana de Direitos Humanos condenou o Brasil pelos fatos que ocorreram na fazenda em 2000 e em anos anteriores – já havia flagrantes de trabalho degradante na Brasil Verde desde a década de 1980 – e pelo desaparecimento de um dos processos judiciais que deveria punir os responsáveis.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.