Unicamp abre em 10 de novembro inscrições para o Profis

O Programa de Formação Interdisciplinar Superior (Profis) da Unicamp abre acesso aos melhores alunos de escolas públicas para ingressar em um curso de graduação na Universidade sem precisar prestar o vestibular.

Acesso democrático aos melhores alunos das escolas públicas

A Universidade Estadual de Campinas – Unicamp abrirá no dia 10 de novembro, o período de inscrições para o Profis – Programa de Formação Interdisciplinar Superior -, que garante o acesso dos melhores alunos das escolas públicas, aos cursos de graduação, sem a necessidade de pretar vestibular.

Durante dois anos (podendo chegar a três), os alunos do Profis estudam disciplinas das áreas de ciências humanas, biológicas, exatas e tecnológicas, com o objetivo de oferecer uma visão integrada do mundo contemporâneo. Mais informações sobre o programa podem ser conferidas no site do Profis.

Quem pode participar
Os interessados precisam ter cursado o ensino médio integralmente em uma escola pública; podem estar cursando o terceiro ano do ensino médio em escola pública, com previsão de conclusão em 2020;

As inscrições para o ProFIS 2021 são gratuitas e devem ser feitas por meio da página de Inscrição. O período de inscrição vai do dia 10 de novembro até às 17h do dia 10 de dezembro de 2020.

Quem pode se inscrever?
Pode se inscrever no ProFIS 2021 quem
Estiver cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas (municipal, estadual ou federal).
Estiver cursando o terceiro ano do ensino médio em uma escola pública do município de Campinas, com previsão de conclusão em 2020.
Candidatos que tenham cursado algum período do ensino médio em instituição privada na condição de bolsista não poderão concorrer às vagas do Programa.

As inscrições para o ProFIS 2021 são gratuitas e devem ser feitas por meio da página de Inscrição. O período de inscrição vai do dia 10 de novembro até às 17h do dia 10 de dezembro de 2020.

Como é o processo seletivo?
As vagas oferecidas pelo ProFIS serão preenchidas pelos candidatos na ordem decrescente de suas notas, garantindo a cada escola de ensino médio uma vaga. Assim,

Para cada escola pública de Campinas, é convocado o candidato que obtiver melhor desempenho escolar. A nota do candidato será calculada através da média simples das notas anuais obtidas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, ou equivalentes, no 1º e 2º ano do ensino médio. As vagas restantes são preenchidas seguindo a ordem de classificação, respeitado o limite máximo de dois alunos por escola.

Caso algum candidato selecionado não confirme o interesse por sua vaga no curso, o próximo da lista é convocado, respeitando o número mínimo e máximo de alunos por escola, até que sejam preenchidas todas as vagas do ProFIS.

O calendário completo da seleção do ProFIS está disponível na página: Calendário ProFIS 2021
Nessa página, você encontra a data de divulgação de todas as listas de chamada dos ingressantes, bem como o período de matrículas.

O resultado da seleção será divulgado na página do ProFIS no dia 22 de fevereiro de 2021.

2 comentários em “Unicamp abre em 10 de novembro inscrições para o Profis

  • 16 de outubro de 2020 em 20:18
    Permalink

    Eu já acabei a escola eu posso ta podendo participar do profis 2021

    Resposta
    • 17 de outubro de 2020 em 14:19
      Permalink

      Olá Claudia, as inscrições abrem no dia 10 de novembro, consulte no site da Unicamp, prg.unicamp.br/ingresso-profis/ se você está apta

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.