Notícias Seaac

Assédio Moral

Encontro Estadual sobre Assédio Moral acontece neste final de semana em Peruíbe

Representantes dos SEAACs, trabalhadores e trabalhadoras estarão reunidos neste final de semana, dias 23 e 24 de outubro para o 6º Encontro Estadual EAA, que será realizado no auditório da Colônia de Férias da Federação dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio do Estado de São Paulo (FEAAC), em Peruíbe.

 

Este ano, a FEAAC colocará em pauta o tema Assédio Moral – Um inimigo invisível no ambiente de trabalho, violência que cresce aceleradamente.

 

Podendo ser entendido como uma forma extrema de violência psicológica, o assédio moral desperta grande preocupação por parte de profissionais das áreas de segurança, direito e saúde do trabalhador, além dos sindicatos e federações. O objetivo da FEAAC em abordar o assédio moral será alertar os trabalhadores sobre como esta ‘pressão’ psicológica se propaga dentro do ambiente profissional, quais são suas causas e conseqüências. Para isso, a FEAAC trará profissionais especializados no assunto que ministrarão palestras quanto à detecção, prevenção e denúncia dos casos.

 

Em seminário realizado pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO), em 11 de agosto, a pesquisadora do Núcleo de Estudos Psicossociais da Dialética Exclusão/Inclusão Social (NEXIN/PUC/SP), doutora Margarida Barreto, desmistificou o assédio moral que muitas vezes é interpretado como uma doença. “O assédio moral ocasiona, agrava, desencadeia diversas doenças, principalmente, as psicológicas. E ele (assédio moral) é sempre caracterizado pela humilhação e discriminação. A violência moral é estrutural e conjuntural, formada por barreiras invisíveis e não materiais, sustentada por relações de poder que geram desigualdades”, explicou Margarida que será uma das convidadas da FEAAC para o Encontro. A doutora ministrará a palestra de tema Assédio Moral.

 

Margarida também pontuou as consequências individuais e organizacionais do assédio moral no ambiente de trabalho. “As constantes humilhações e situações de intimidação exercidas contra o trabalhador provocam medo e os resultados são alto nível de estresse e transtornos mentais. A empresa também perde com este fator e, a medida que a instituição não se manifesta, estará sendo tolerante, ou seja, cúmplice do ato de violência”, destacou a doutora.

 

Além de Margarida Barreto, o evento contará com a presença da desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, Ivani Contini Bramante, que comandará a palestra Assédio Moral na visão da Justiça.
 
 

PARTICIPAÇÃO
Farão parte do  6º Encontro Estadual EAA os trabalhadores que participarem dos Encontros Regionais realizados pelos SEAACs,Santo André, Americana, Marília, Santos, Sorocaba, Araçatuba, Araraquara e Campinas onde foram designados os delegados que participarão do 6º Encontro Estadual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.